sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Professor do I.E Sarah Kubitschek dá dicas de como fazer uma boa prova no ENEM. Vejam aqui:

Acompanhando o Novo Enem desde 2009, quando o formato atual da prova foi implantado, pois de 1998 até 2008 a prova era formulada com 63 questões, amanhã 26 e domingo 27 de outubro de 2013, a prova do ENEM 2013 será composta por 180 questões, dividas por áreas de conhecimentos a saber:

A aplicação do exame acontecerá a partir das 13:00h (horário de Brasília E FECHAMENTO DOS PORTÕES). Cuidado com o HORÁRIO DE VERÃO.
No primeiro dia (26 Outubro), serão aplicadas as provas de CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (Geografia, História, Filosofia, Sociologia) e CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS (Física, Química e Biologia) e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. 
Já no segundo dia (27 Outubro), serão aplicadas as provas de LINGUAGENS E CÓDIGOS, MATEMÁTICA & REDAÇÃO e o candidato terá 5 horas e 30 minutos. 

Para o estudante fazer uma boa prova requer 2 "coisas" básicas e raras nos joves: PACIÊNCIA & ATENÇÃO.
Por ser uma prova longa e de certa forma cansativa o estudante deve estar convicto da sua missão e ler com atenção o comando das questões.
A prova é baseada na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item) a mesma considera que se o candidato consegue acertar questões que possuem os mesmos fundamentos (conteúdos) ele recebe mais pontos, pois não se carateriza o mero "chute" de respostas. Assim, acertar mais questões não é garantia de maior nota no ENEM. Para saber mais sobre a TRI ver: http://ultimosegundo.ig.com.br/enem/tri+a+teoria+por+tras+do+novo+enem/n1237789481686.html

O QUE DEVO FAZER NA SEMANA DA PROVA:
Relaxar, conter a ansiedade e no máximo rever provas anteriores.

NA VÉSPERA DA PROVA:
1) Separar o material a ser levado para o dia da prova:
Documentos de identidade. São aceitos os documentos abaixo (LEVAR O QUE VOCÊ FEZ A INSCRIÇÃO NO ENEM):

  • cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal; ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Dispensa de Corporação;
  • Certificado de reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

2) CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIO, MAS RECOMENDÁVEL, POIS NELE CONSTAM OS SEUS DADOS E O ENDEREÇO DA PROVA; 
Consulte aqui o seu local de provahttp://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/

3) CANETA ESFEROGRÁFICA DE COR PRETA E FEITA COM MATERIAL TRANSPARENTE;
4) SABER E CONSULTAR O LOCAL DA PROVA. PARA ISSO USE O SITE: https://maps.google.com.br/
5) SABENDO O ENDEREÇO É HORA DE ORGANIZAR A IDA. SE FOR POR TRANSPORTE PÚBLICO, LEMBRE-SE QUE AS PROVAS OCORREM NO FINAL DE SEMANA E A OFERTA DE TRANSPORTE É MENOR E HAVERÁ DEMANDA, JÁ QUE VOCÊ NÃO É O ÚNICO A FAZER A PROVA. COM O MELHOR TRANSPORTE??? CONSULTE:
ONIBUS - http://www.vadeonibus.com.br/ (Linhas, itinerários e horários);
TREM - http://www.supervia.com.br/busca_horarios.php (Horários - final de semana trens operam com horários)
Metrô - http://www.metrorio.com.br/ (Composições com intervalos de 6 min)
* Lembre-se evite estresse antes da prova. Saia de casa com antecedência!!!

NO DIA DA PROVA:
1) Almoce. Isso não significa uma feijoada e sim comida leve. Verduras, frutas, carne grelhada... A prova terá 4h 30 min no primeiro dia e 05h e 30 min no segundo dia. Esteja alimentado!!!

2) Leve uma mochila (pequena) com um lanche: biscoito, garrafa d`água, barra de cereais....
3) Vista uma roupa leve (Pode ir de short ou bermudas) e evite sapatos apertados;
4) Leve um relógio (preferencialmente analógico - não digital) para controlar o tempo da sua prova;
5) Chegue com antecedência evitando estresse no dia da prova;
6) Ao entrar a sala procure um lugar confortável (sem sol, sem ar condicionado direto, sem barulho, distante da porta (toda hora entra fiscal e conversam muito isso tira a atenção;

COMEÇOU A PROVA E AGORA????
Faça assim. Durante uns 15 minutos dê uma lida (olhada) na prova e escolha uma área de conhecimento que você goste mais. Por exemplo:
1 dia: 26 Outubro: Ciências Humanas. Daí você responde as questões que você acha ais fáceis. Em geral, você terá pouco mais de 3 minutos para responder a cada questão, mas não se prenda a isso. Também não pode ficar 10 minutos, pois não dará tempo. Viu que a questão é difícil passe para a outra.

OUTRA DICA: O ENEM vai apresentar mapas, tabelas, quadros. E a resposta deverá sair da interpretações destes dados. PRESTE ATENÇÃO NO COMANDO DA QUESTÃO (O que a questão quer de você?) Mesmo em matemática você verá que em muitas questões não terá que fazer nenhum cálculo, pois a resposta estará no gráfico, mapa, tabelas etc.....

DURANTE A PROVA!!!
Peça para ir ao banheiro. Mesmo que você não tenha vontade. Ande um pouco estique as pernas e molhe o rosto no banheiro. Isso vai ajudar a tirar o sono da tarde e deixar você mais alerta, logo com mais atenção.

MARCAÇÃO DO CARTÃO RESPOSTA!!!
Evite responder a prova e marcar o cartão respsta ao mesmo tempo.
Primeiro faça a prova depois reserve um tempo para você preencher (COM ATENÇÃO) o seu cartão resposta. LEMBRE-SE ELE É ÚNICO E NÃO SERÁ TROCADO EM HIPÓTESE ALGUMA. CUIDE DELE. AO SE ALIMENTAR OU BEBER ÁGUA NÃO O DANIFIQUE.

2 dia PROVA + REDAÇÃO.
A redação requer uma atenção especial. Publicamos um vídeo sobre a estrutura e o conteúdo da redação, em geral o tipo exigido é o ARGUMENTATIVO. Nele será apresentado uma situação problema e você deverá emitir uma opinião, defendê-la e propor uma solução (respeitando os direitos humanos).
CUIDADO: Serão 05h 30 min.
Há quem goste de fazer a redação primeiro e outros que a deixam por último, pois a leitura da prova pode fornecer ideias e palavras para a redação. Escolha o mais adequeado para você e vá em frente....
LEMBRE-SE A REDAÇÃO VALE 1000 PONTOS E É O IMPULSIONADOR DA SUA NOTA FINAL.

TEMA DA REDAÇÃO
Dizer um tema aqui seria uma loteria, mas em geral, a prova do ENEM exige temas atuais.
Alguns:
a) Manifestação no Brasil em Julho de 2013 e suas consequencias socias (forte tema);
b) Ativismo social através dos BLACK BLOCK e ANONIMOUS;
c) O Estado de direito frente ao ativismo social com uso da internet;
d) Modernização dos equipamentos urbanos para os grandes eventos esportivos: BRTs, VLTs, estádios....
e) A Crise humanitária na Síria e suas consequencias no jogo político global;
f) Reformulação da ONU e seu Conselho de Segurança.

Bem estes são apenas alguns. De qualquer forma será um tema atual.

E POR FIM: 
Tenha calma, paciência e perseberânça. Assim você conseguirá os seus objetivos.

Abaixo segue mais uma lista de dicas. Boa prova... 
PROFESSOR FRANCISCO JÚNIOR
Geógrafo e prof. de Geografia.
I.E. Sarah Kubitschek


25 perguntas e respostas sobre a aplicação das provas do Enem 2013

Tire suas dúvidas sobre o exame nacional

da redação | 24/10/2013 17h 58
Respondemos as perguntas mais frequentes enviadas pelos nossos leitores para que não reste nenhuma dúvida em relação ao maior vestibular do país. As informações foram obtidas por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em todas as Unidades da Federação. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
1 - Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia (26 de outubro), serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia (27 de outubro), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

2 - Preciso levar o cartão de confirmação impresso no dia da prova do Enem?
É recomendável, mas não obrigatório.

3 - Preciso apresentar quais documentos na prova do Enem?
É necessário apresentar um documento original com foto, que pode ser: Cédula de identidade (RG); a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

4 - Posso levar certidão de nascimento ou cópia autenticada do RG?
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

5 - Perdi minha identidade/ RG. Posso fazer o Enem 2013?
Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

6 - Posso usar calculadora na prova?
Não. O participante não pode, sob pena de eliminação, portar quaisquer dispositivos eletrônicos, o que inclui calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. 

7 - Posso levar comida para a prova do Enem?
Sim. 

8 - Posso faltar ao trabalho para fazer o Enem?
Não ir ao trabalho para prestar exames de vestibular é considerado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) uma falta justificada, que não deve ser descontada do salário – desde que a pessoa apresente um comprovante ao setor de recursos humanos da empresa. O documento pode ser a ficha de inscrição do vestibulando carimbada ou assinada pelos fiscais de sala no dia da prova. Como o Enem tem sido usado como vestibular em muitas instituições, em tese ele se enquadraria nisso. De qualquer forma, não deixe de conversar com seu chefe antes. 

9 - Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
10 - Posso levar lápis e borracha?
Não. Caso o candidato leve, será pedido para que ele guarde os objetos dentro do saquinho que será entregue antes da prova, junto com outros pertences pessoais do candidato.

11 - Onde devo guardar meu celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?
O participante receberá um porta–objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais. Ele deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

12 - Quando o participante poderá deixar o local do Exame?
Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

13 - Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?
Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

14 - Posso fazer a prova do Enem em outra cidade?

O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. Depois que os locais são definidos, o edital não prevê alteração dos locais de prova.

15 - Posso fazer a redação do Enem com letra de forma?

Sim. O edital e o guia de redação não apresentam nenhuma restrição quando a isso. 

16 - Posso usar qualquer roupa para fazer o Enem?
O edital só apresenta restrições quanto ao uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, que são todos proibidos.

17 - Como será a prova para quem guarda os sábados por motivos religiosos? 
A pessoa deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
18 - Qual a diferença entre as cores das provas do Enem?
O Enem é aplicado atualmente em quatro cores: rosa, amarelo, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra. As questões de todos os cadernos são idênticas, o que existe é uma alteração na ordem das questões para dificultar a “cola” durante o exame. Os cadernos são distribuídos pela sala de forma que nenhum aluno fique perto de outro que tenha a mesma cor de prova que a sua para que não haja fraudes. Por isso é importante prestar atenção na hora de preencher o gabarito. Se você errar a cor de sua prova, o sistema irá corrigir as questões com base na ordem de outro caderno. 

19 - Posso levar relógio para a prova do Enem?
Não, mesmo se for analógico. Se você levar um relógio, ele deverá ser recolhido pelo fiscal do exame e guardado em um porta-objetos.

20 - Posso levar bolsa ou mochila na prova do Enem?
Sim, mas alguns fiscais de prova podem pedir para que as bolsas e mochilas sejam colocadas na parte da frente da sala de aula, distante do candidato. O que você não pode portar na hora da prova, de jeito nenhum, sob a pena de eliminação, são esses objetos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. 

Se você levar algum desses objetos, terá que depositá-los imediatamente em um porta-objetos oferecido pelo fiscal do exame. Para realizar as provas, é permitida apenas caneta preta esferográfica, feita de material transparente.

21 - Posso usar boné durante a prova do Enem?
Não. O exame não permite o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira e gorro durante a realização das provas.
22 -  Posso levar o caderno de provas do Enem?
Sim. Mas para ficar com o caderno você deverá permanecer na sala até os últimos 30 minutos de prova. Só então você poderá leva-lo com você para casa. 

24 - Qual será o tema da redação do Enem 2013?

Não dá para saber o tema antes da prova. Mas você pode ver quais foram os temas que já caíram em outras redações e se basear neles para treinar seu texto. Nesta reportagem você terá dicas de como elaborar uma boa redação para o Enem. A prova sempre cobra do participante uma postura crítica frente a questões de cunho social.
25 - Que horas começa a prova?
Depende do estado em que você mora. Fique atento com o horário de verão: os portões serão abertos às 12h e a prova começará às 13h, de acordo com o HORÁRIO DE BRASÍLIA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário